top of page

Ensaio rocker plus size e homenagem para as mulheres do rock


Modelos: Daniela Renzo e Gisele Siqueira. Foto: Carol Vayda. Maquiagem: Gisele Santos.

Unimos uma equipe totalmente plus size (maquiadora, fotógrafa, modelos) para um ensaio em comemoração ao Dia Mundial do Rock (13 de julho). Foi um dia incrível de trocas de experiências e de vida (principalmente sobre discriminações), muita maquiagem e vários registros fotográficos. Veja as fotos AQUI.


E aproveito para deixar uma homenagem para as mulheres do rock, relembrando um pouco quando eu escrevia para o meu programa de rádio totalmente dedicado ao rock feminino, contando alguns trechos das histórias que rolaram.


O ROCK NO BRASIL SURGIU ATRAVÉS DE UMA MULHER

Se em 1951 existisse exame de DNA, poderíamos saber quem é realmente o pai da criança, pois alguns pesquisadores, inclusive Kid Vinil, autor do livro “Almanaque do Rock” (Ediouro, São Paulo, 2008), dizem que foi Ike Turner o primeiro a gravar música no estilo rock, no compacto “Rocket 88”. Paulo Chacon, autor do livro “O que é rock” (Brasiliense, São Paulo, 1982) apresenta alguns nomes que podem servir de possíveis opções para assumirem a paternidade: Jackie Breston (1951) com o sucesso “Rocket’88”, Bill Haley (1953) com “Crazy, man, crazy” e Crew-cuts (1954) com “Sh-boom”. Na apresentação de seu livro, Kid Vinil afirma que em 1955 Chuck Berry inventou o rock and roll e Elvis Presley o popularizou, tornando-se o rei do rock. Talvez para os amantes do estilo, quem criou não importa, mas sim que o rock existe até hoje e influenciou muitos artistas que deram conta do recado muito bem.

O rock deu os primeiros passos no Brasil através de uma mulher, a Nora Ney, que em 1958 regravou "Rock Around The Clock", grande sucesso de Bill Haley. Ela na verdade sempre cantou bolero e pensando ter arriscado inutilmente gravar pelo menos uma música rock n’roll, se surpreendeu com o sucesso que fez. E de olho nesse sucesso, a gravadora de Heleninha Silveira no mesmo ano lançou uma versão em português da mesma música que ganhou o nome de “Ronda das Horas”.

E o rock por aqui ganhou mais força ainda por causa de uma outra mulher, a Celly Campello. As canções de rock no Brasil - até meados de 1960 - eram regravações de sucessos americanos ou versões em português das mesmas músicas, até a turma da Jovem Guarda – que contava com a Wanderléia - utilizava esses critérios na maior parte de seu repertório. Celly Campello em 1959 fez muito sucesso com a versão tupiniquim de "Estúpido Cupido". Durante a vida ela fez remakes de outros sucessos: “Lacinhos Cor-de-Rosa”, “Billy”, “Banho de Lua”, que lhe renderam inúmeros prêmios e troféus, inclusive no exterior, além do título de Mãe do Rock Brasileiro.


A primeira banda de meninas no Brasil Nos anos 1960 Rita Lee aprendia a tocar bateria e a cantar, quando ainda estava no colégio. Então, para mostrar seus dotes artísticos, resolveu participar dos festivais da escola e para isso formou a banda The Teenages Singers com as amigas Suely Chagas, Jean e Beatrice. Teenages Singers pode ser considerada a primeira banda de rock feminino do país. Elas faziam um som mais vocal e menos instrumental, interpretando músicas de Mamas and the papas, Beach Boys, entre outros. A banda fazia muito sucesso e era chamada pra tocar em todos os festivais das escolas de São Paulo, entre elas Mackenzie e Caetano de Campos. E assim as meninas acabaram conhecendo uma banda formada somente por meninos, mas era mais instrumental, chamava The Wooden Faces. A amizade entre eles foi crescendo, até que resolveram unir as bandas. Elas cantavam e eles tocavam. Com o tempo alguns integrantes foram desistindo e restaram Rita, Sergio e Arnaldo. Isso aí, surgia Os Mutantes, banda que Rita Lee participou de 1968 a 1970, incluindo outros ingredientes nas músicas como banjo, sons de gravador portátil, gaita, e até uma bomba de dedetização.

Rita Lee foi expulsa dos Mutantes, pois os integrantes achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda. Ela ficou depressiva por um tempo, mas não conseguia ‘se livrar’ da veia musical e formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo glam rock (também conhecido como glitter rock), chamada As Cilibrinas do Éden, que fez única gravação ao vivo no festival Phono 73 e nunca foi lançado um disco. Anos depois, uma das músicas da dupla daria origem ao hit Shangrilá, em 1980. Rita e Lúcia desistiram da dupla e formam a banda Tutti-frutti - que finalmente conseguiu gravar alguns discos e fortalecer o sucesso da música “Esse tal de roquenrou”.

No exterior Brenda Lee, Aretha Franklin e Wanda Jackson já trilhavam o caminho do rock e, inspiradas nelas, em 1961, The Shirelles chegou ao topo das paradas americanas com o hit "Will You Love Me Tomorrow?". E assim surgia a primeira banda formada somente por mulheres que incentivou a criação de outras, como The Shangri-las, The Ronettes, The Crystals.

LEIA TAMBÉM:

Cursos
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • Vimeo Social Icon
  • Google Places Social Icon

Faça parte da minha lista VIP

******

Direitos Autorais

O conteúdo (total ou parcial) desse site não pode ser reproduzido sem o prévio consentimento da equipe (de acordo com a lei 9610/98 - Direitos Autorais).

Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page